

A arte é facilitadora, ela oferece espaço para diversos tipos de expressão e, assim, facilita que qualquer pessoa encontre uma maneira de transmitir suas ideias e sentimentos, independente do tipo de dificuldade que possa ter. Ela possibilita a comunicação, a reflexão, a provocação, a busca de sentidos e de reconhecimento.
A arteterapia é um processo simbólico que permite a expressão do que não é facilmente verbalizado. Ela evoca a representação e a forma, concretizando o mundo interno do indivíduo em imagem e possibilitando, assim, novas leituras, sensações e compreensões de nós mesmos. O processo de criação e o reconhecimento de sentido da obra despertam o desenvolvimento do ser humano e a possibilidade de refletir o mundo e reavaliar escolhas.
Nas sessões de arteterapia, o cliente não fala sobre a arte, ele está sendo a arte e, através dela, desenvolve sensibilidades e constrói possibilidades.
A imagem tem força e sua leitura não busca interpretações e, sim, sentidos. Ela expõe (novos) significados.
A duração de uma sessão de arteterapia individual pode variar de 50min a 1h30.
Para arteterapia de casal ou grupo, consulte-me.
Arteterapia é uma prática que utiliza a arte como base do processo terapêutico. Faz uso de diversas técnicas expressivas como pintura, desenho, sons, música, modelagem, colagem, mímica, tecelagem, expressão corporal, escultura, dentre outras. Pode ser realizada de forma individual ou em grupo. Baseia-se no princípio de que o processo criativo é terapêutico e fomentador da qualidade de vida.
A Arteterapia estimula a expressão criativa, auxilia no desenvolvimento motor, no raciocínio e no relacionamento afetivo.
Através da arte é promovida a ressignificação dos conflitos, promovendo a reorganização das próprias percepções, ampliando a percepção do individuo sobre si e do mundo. A arte é utilizada no cuidado à saúde com pessoas de todas as idades, or meio da arte, a reflexão é estimulada sobre possibilidades de lidar de forma mais harmônica com o stress e experiências traumáticas.